Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

EDUARDO REIS O CANGACEIRO METE A PORRADA NA PREFEITURA DE MARACANAÚ

População carente da Colônia Antonio sofre com o abandono da Prefeitura de Maracanaú




A Colônia Antônio Justa foi criada em dezembro de 1942, por iniciativa do Exmo. Sr. Governador do Estado do Ceará, Francisco Menezes Pimentel, a Colônia Antônio Justa tinha como finalidade principal cuidar de pacientes acometidos pela hanseníase. Inicialmente tinha por denominação Sitio São Bento, que cuidava na época de pacientes ainda denominados leprosos, um estigma que sempre acompanhou essa doença.

Em 12 de janeiro de 1994, através do Decreto 23.009, no governo do Exmo. Governador, Dr. Ciro Ferreira Gomes, a Colônia passou a ser nomeada de Unidade Hospitalar de Reabilitação Antônio Justa. Essa foi a única transformação ocorrida pois a própria concepção do tratamento evoluiu, os medicamentos se tornaram eficazes, os profissionais de saúde se conscientizaram da cura da hanseníase e, portanto, se empenharam em buscar novas formas de tratamento das incapacidades, das sequelas.

A Colônia Antônio Justa hoje é ocupada por famílias carentes, e também por muitos oportunistas que se servindo da ocasião grilaram terras do antigo São Bento. Sua população hoje de quase 2000 pessoas se encontra entregue ao deus dará e pra eles faltam tudo.

O carro do lixo só passa na Avenida principal, não há saneamento, a iluminação é precária, o posto de saúde que tem no local não dispõe de medicamentos. Aquele local foi esquecido pelas autoridades públicas e nem mesmo transporte coletivo existe para servir aquela comunidade.

Cansadas do abandono da Prefeitura de Maracanaú a população composta na sua maioria por mães de família resolveram fazer uma barricada e impedir a entrada no bairo até serem ouvidas pelas autoridades competentes.

O certo é que pouca coisa mudou na Colônia Antônio Justa de 1942 para cá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário