Páginas

sábado, 31 de março de 2018

A FARSA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO NO HOSPITAL DA MULHER, DIGO, PUXADINHO DO HOSPITAL DE MARACANAÚ




No relatório do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região do Ceará (Crefito6-CE) concomitantemente com a Comissão de Saúde da OABCE no dia 08 de fevereiro de 2018 foi emitido o seguinte relatório abaixo pelo Crefito6-CE:


O Hospital da Mulher, outro anexo do complexo, possui sala e obstetrícia, emergência, classificação de risco, observação, neonatologia, folow up, canguru, centro cirúrgico, internação, sala de parto, humanizado. Porém a bandeira utilizada funcionou poucas vezes desde que foi inaugurada em virtude da quantidade insuficiente de profissionais para assistência. A neonatologia dificilmente fica lotada. O médico especializado reclama que com frequência falta exames de sangue específicos, necessários para diagnósticos e tratamento de bebês com sífilis congênita, problema comum no hospital.



No relatório do Crefito6-CE podemos observar que no projeto canguru não há assistência da terapia ocupacional, como deveria acontecer de acordo com a portaria 072/2000. Umas das considerações da Portaria 072/2000 do Ministério da Saúde visa garantir a adoção das Normas de Atenção Humanizada do Récem-Nascido de Baixo-Peso (Método Canguru) pode ser essencial na promoção de uma mudança institucional na busca de atenção à saúde, centrada na humanização da assistência e no princípio de cidadania da família. Veja abaixo a Portaria 072/2000:



Foi relatado também pelo Crefito6-CE o descumprimento da Portaria do Ministério da saúde 2809/12. Esta Portaria estabelece a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e às demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).



PORTARIA Nº 2.809, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2012 Ministério da Saúde na Integra

Ainda é descumprido no puxadinho do Hospital Muncipal de Maracanaú chamado de Hospital da Mulher, a PORTARIA Nº 1.683, DE 12 DE JULHO DE 2007 que aprovou as Normas de Orientação para a Implantação do Método Canguru. O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção bio-psico-social.


Portanto, segundo o relatório do Crefito6-CE só a atendimento da terapia ocupacional na clínica pediátrica e obstetrícia. Desta forma, fica claro que a quantidade insuficiente de profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais era sobrecarga em alguns setores e ausência em outros, não havendo assim um resultado mais efetivo dos atendimentos e prestação de serviço com melhor qualidade ao usuário.



Ainda, sobre o puxadinho Hospital da Mulher a Comissão de Saúde da OABCE constatou que setores críticos como os berçários de médio risco não possuem área para troca de vestimentas, nem muito menos dispõe de roupas/aventais limpos para troca.


O setor da maternidade não possui centro cirúrgico próprio, sendo utilizado o precário centro cirúrgico do hospital, o que certamente acarreta em sobrecarga. Não podemos esquecer a médica do Hospital Adriana Melo disse na tribuna da Câmara Municipal de Maracanaú que cesárias são realizadas ao lado de cirurgias infectadas. Veja o vídeo abaixo:





Foi apresentado também no relatório da Comissão de Saúde da OABCE a deficiência no número de respiradores no berçário de médio risco, posto que caso um respirador apresente defeito, não há como sanar o problema, segundo informações apresentadas pelo pediatra neonatologista, médico de plantão, Dr. Ulisses Pontes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário